Trabalho e Renda entrega certificados para 1ª turma do Via Rápida

Em cerimônia de formatura realizada na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda entregou os certificados de conclusão dos cursos de almoxarife e operador de caixa aos 31 alunos inscritos na primeira turma do programa Via Rápida do Governo do Estado de São Paulo em Campinas. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada em agosto com o governo estadual, por meio do Via Rápida e Centro Paula Souza, e o SindiVarejista Patronal (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região).

Realizado no Espaço Conexão Empresarial do SindiVarejista, o evento contou com as presenças do secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, da coordenadora de projetos de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, Tânia Mara de Moraes, e da presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito. Durante a entrega dos certificados, um clima de emoção tomou conta dos formandos. Eles fizeram uma homenagem especial à professora Márcia Aguiar, de Indaiatuba, que durante 20 dias ministrou as aulas para as duas turmas.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, enalteceu a força de vontade e determinação dos alunos e parabenizou os gestores envolvidos na parceria. "Agradeço à presidente Sanae Saito (do SindiVarejista), que mais uma vez colocou à disposição este espaço moderno e confortável para as aulas. Ela teve muita sensibilidade em perceber a necessidade do mercado em receber mão de obra qualificada, e dos trabalhadores, que precisam desta qualificação profissional para melhorar a empregabilidade", destacou.

A presidente do sindicato patronal, Sanae Saito, recomendou aos formandos que continuem se qualificando, pois o preparo profissional é condição essencial para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. "É preciso se valorizar, saber vender a si próprio como profissional. Para isso, é necessário se qualificar. Muita gente que procura trabalho não sabe dizer nem qual é o ramo em que a empresa atua", advertiu Sanae.

A coordenadora de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, Clara Maria de Souza Magalhães, afirmou por meio de nota a importância da parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada para a formação de mão de obra qualificada na cidade. “O governo do Estado de São Paulo cumpre o seu papel e o Centro de Paula Souza tem muita alegria em compartilhar este trabalho de qualificação profissional junto ao povo de Campinas e nossos parceiros”, disse.

Próximas turmas

Na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, começam as aulas para uma nova turma do curso de operador de caixa. Para o curso de almoxarife e estoquista, ainda há vagas e os interessados podem se inscrever pela internet no endereço eletrônico www.viarapida.sp.gov.br ou pessoalmente na unidade Centro do CPAT, no setor de Qualificação Profissional, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O CPAT fica na Avenida Campos Sales, 427, Centro.

As aulas são presenciais e serão ministradas no Espaço Conexão Empresarial do SindiVarejista, localizado na Rua General Osório, 883, 5º andar. A duração dos cursos é de aproximadamente 150 horas, distribuídas em 20 dias. No período da manhã, das 8h às 12h10, está programado o curso de almoxarife e estoquista. E à tarde, das 13h às 17h10, acontece o curso de operador de caixa.

O objetivo do curso de almoxarife é capacitar o profissional para recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais, além de fazer lançamentos de entradas e saídas para controle de estoques em almoxarifados, expedição, organização e movimentação de itens armazenados.

O curso de operador de caixa prepara o profissional para desempenhar atividades em estabelecimentos comerciais, receber valores de vendas de produtos e serviços, controlar numerários e preencher formulários. A escolaridade mínima exigida para os dois cursos é a de ensino fundamental completo.

Sobre o Via Rápida

O Via Rápida é um programa do governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.

O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa busca ainda aprofundar os conhecimentos de cada atividade profissional e apresentar as tendências mais recentes de cada área, de forma a ampliar as alternativas de emprego e geração de renda.

Sobre o SindiVarejista

O SindiVarejista é uma entidade de classe que representa os empresários do varejo. Em seus 75 anos de atuação, tem como missão representar e defender de forma ética a classe patronal do comércio, promovendo o desenvolvimento social, político e econômico. Sua abrangência se estende a Campinas e mais 12 cidades da região.