Trabalhadores podem usar serviços do CPAT sem sair de casa

NOTICIAS

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas, CPAT, disponibiliza serviços aos trabalhadores com atendimento via chat. Em muitos casos, o serviço via chat pode evitar o deslocamento aos postos de atendimento no centro, Campo Grande e Ouro Verde. A implantação do atendimento online faz parte do Plano de Ação 100 Dias de Governo divulgado no início de 2021. 

O secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Gustavo Tella, orienta que os usuários sempre procurem primeiro a ajuda pelo chat antes de comparecerem presencialmente a uma unidade do CPAT "sabemos que há pessoas que infelizmente não têm acesso à internet, mas para aquelas que contam com esse recurso é sempre recomendável fazer o primeiro atendimento pelo chat. Assim, já é possível adiantar os procedimentos e evitar perder a viagem indo diretamente a uma unidade do CPAT em uma situação de falta de documento ou qualquer outra pendência", explica o secretário.

Confira os serviços disponíveis e as vantagens em utilizar os serviços pelo chat:

Seguro-desemprego

- suporte para habilitar o benefício sem sair de casa utilizando o aplicativo da carteira de trabalho digital;
- solucionar possíveis pendências ou divergência de dados com a orientação dos funcionários do CPAT;
- tirar dúvidas do(a) trabalhador(a) sobre seu direito ao benefício.

Vagas de emprego

- receber ajuda para utilizar as ferramentas para se candidatar às vagas de emprego, o aplicativo SINE Fácil (Sistema Nacional do Emprego) e o site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br);
- no caso do cadastro estar atualizado, o(a) trabalhador(a) pode consultar vagas compatíveis com seu perfil e receber a carta de encaminhamento pelo próprio chat. 

Microempreendedor Individual, MEI

- Receber informações sobre os critérios e regras para a adesão ao MEI e formalização;
- Ter apoio para fazer a emissão de boletos e o preenchimento do relatório mensal;
- Obter informações sobre como fazer alteração no CNPJ e adquirir informações sobre inscrição estadual/municipal;
- Tirar dúvidas sobre parcelamentos e saldo devedor;
- Obter orientação de como emitir o certificado CCMEI;
- Ter instruções sobre como fazer a declaração anual de faturamento em atraso;
- Receber orientações para fechamento (baixa) da empresa.

Como acessar o chat do CPAT?

Para utilizar este serviço basta acessar o site cpat.campinas.sp.gov.br. Na parte de baixo da tela há uma aba na cor laranja com a mensagem "atendimento online". Clique na aba, informe seu nome, e-mail, telefone, CPF e pergunta e aguarde o início do diálogo. O atendimento é feito na hora. A aba do atendimento do chat fica disponível no site de segunda a sexta-feira das 07h30 às 16h30.