Semana do Trabalhador deve receber 23 mil pessoas de 27 a 30 de abril

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A Prefeitura Municipal de Campinas, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Renda, espera realizar 23 mil atendimentos gratuitos à população durante a 3ª Semana do Trabalhador. O evento acontecerá na Praça José Bonifácio (em frente à Catedral) de 27 a 30 de abril, sempre das 9h às 16h. Também foi montada uma praça de alimentação e um palco para shows com artistas da região.
 
Ao todo, 14 estandes oferecerão diversos serviços gratuitos, além de unidades móveis da Sanasa, Porta Aberta, Sebrae e Procon. A praça de alimentação contará com tendas de empreendedores que participam do programa Economia Solidária do CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR).
 
“A 3ª Semana do Trabalhador realizada em Campinas tem como objetivo facilitar o acesso, principalmente de quem trabalha em horário comercial, a diversos serviços que já existem mas que, por falta de tempo, as pessoas não conseguem se deslocar até os locais de atendimento”, explica Arnaldo Salvetti, secretário de Trabalho e Renda. “Mas todos podem participar. Vai ser uma grande oportunidade para resolver muita coisa em pouco tempo e praticamente sem fila”, acrescenta.
 
Nos quatro dias do evento os interessados poderão buscar informações sobre benefícios previdenciários, aposentadoria especial para pessoas com deficiência, formas de contribuir com o INSS, vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientação de carreira, acesso a cursos de capacitação da FUMEC, Ceprocamp e Pronatec, além de informações sobre os cursos existentes e como participar deles no Senac, Senai e SEST/Senat.
 
As unidades de atendimento móvel prestarão ajuda para negociação de débitos, emissão de segunda via da conta, inscrição na tarifa social entre outros serviços da Sanasa. Já o veículo do Porta Aberta, da Prefeitura, dará informações sobre emissão de demonstrativo de débitos e de guias para pagamento, emissão de segunda via de carnês IPTU E ISSQN, parcelamento de débitos e emissão de guias do ITBI. O Procon dará orientações sobre os direitos dos consumidores e fará registro de reclamações e denúncias. O Sebrae por sua vez, dará orientações às pessoas que queiram abrir ou formalizar um negócio, ou melhorar a gestão para quem é micro ou pequeno empresário.
 
Confira abaixo todos os serviços oferecidos durante a 3ª Semana do Trabalhador:
 
Associação Brasileira de RH – ABRH - Orientação de Carreira
 
Banco do Povo Paulista - Microcrédito Produtivo e Orientado: Informações e encaminhamento para a Unidade de Atendimento aos interessados em empréstimos; Informações gerais sobre o BPP e Informações gerais sobre o perfil do tomador.
 
Casa do Empreendedor / MEI - Formalização de empreendedores ao MEI; Alterações de dados cadastrais e impressões de boletos e formulários; Baixas; Declaração de faturamento; e orientações gerais.
 
CIEE - Cadastramento de estudantes para os programas de estágio e aprendizagem; Encaminhamento de cadastrados para as oportunidades dos programas de estágio e aprendizagem e Divulgação dos cursos à distância que são gratuitos para os estudantes cadastrados.
 
CIMCAMP - Monitoramento externo através das câmeras da cidade.
 
Conselho dos Direitos da Mulher - Distribuição de material sobre o CMDM e as Entidades Civis que constituem o Conselho, além de pesquisas sobre a importância do Juizado Especial de Violência Doméstica em Campinas.
 
CPAT - Captação de Vagas junto a empregadores; Cadastramento e encaminhamento de trabalhadores às vagas de emprego; Emissão de Carteira de Trabalho; Plantão de Orientação para o Trabalho.
 
Economia Solidária (Barracas Alimentação e Artesanato) - Exposição e comercialização de produtos de artesanato e alimentação produzidos pela rede solidária (cooperativas, horta comunitária e grupos associativos).
 
EMDEC - Credenciamento para vagas de Idosos e Deficientes
 
Força Sindical e Sindicato Nacional dos Aposentados - Atendimentos aos aposentados sobre os serviços de desaposentação, entre outros.
 
FUMEC/Ceprocamp - Divulgação e Inscrição para Educação de Jovens e Adultos – EJA, cursos técnicos e de qualificação profissional.
 
INSS - Atendimento de Orientação e Informação: Filiação e Inscrição na Previdência Social, Rede de Atendimento do INSS, Benefícios da Previdência Social, Distribuição de material informativo. No dia 30/04, na parte da tarde, haverá uma palestra para o público no auditório do CPAT Centro, com o tema: Aposentadoria Especial para Deficientes e Formas de contribuir com o INSS, com a participação da Dra. Denilse Siqueira Paulista Basso.
 
Secretaria de Saúde - Atividades de orientação da área de saúde.
 
Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria e pelo CRPD-Centro de Referência da Pessoa com Deficiência; Divulgação do Programa de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência; Cadastro de Currículos de Pessoas com Deficiência para encaminhamento ao mercado de trabalho.
 
SENAC - Informação e divulgação de cursos de qualificação profissional ofertados nas suas diversas modalidades (livres, capacitação, habilitação técnica, especialização técnica, pós-graduação e aprendizagem).
 
SENAI "Prof. Dr. Euclides Zerbini" - Divulgação e matrículas para os cursos de Qualificação Profissional ofertados nas suas diversas modalidades.
 
SENAI "Roberto Mange" - Divulgação e matrículas para os cursos de Qualificação Profissional ofertados nas suas diversas modalidades.
 
SEST/ SENAT - Divulgação dos cursos de Qualificação Profissional ofertados nas suas diversas modalidades.
 
Sanasa - Atendimento Móvel - Atendimentos ao consumidor: Alteração cadastral; Negociação de contrato/serviços/multas; Parcelamento/negociação de débitos de consumo; segunda via de contas; Tarifa social, dentre outros.
 
SEBRAE - Atendimento Móvel - Atendimentos e orientações às Pessoas Físicas/Empreendedores que queiram abrir ou formalizar um negócio e a Micro Pequenos Empreendedores para melhoria da gestão de seus negócios.
 
Porta Aberta - Emissão de demonstrativo de débitos; Emissão de guias para pagamento à vista; Emissão de segunda via de carnês IPTU E ISSQN; Parcelamento de débitos; Emissão de guias do ITBI.
 
Procon - Atendimento Móvel - Orientações sobre direitos consumeristas; Distribuição de material educativo; Registro de reclamações e denúncias.

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