O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Qualifica SP que oferece 123 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos voltados para a tecnologia da informação. Ao final do curso, os estudantes formados terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras.
Todos os cursos serão realizados na modalidade on-line e com foco em formar profissionais em áreas com déficit de profissionais no mercado de trabalho. Segundo relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos trabalhadores no país nesta área.
Do total das vagas, 7 mil são exclusivas para pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres, além de uma cota para pessoas negras.
Para essa primeira fase, os cursos serão realizados em parceria com as empresas ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “desenvolvedor de Software jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “engenharia de dados” e “desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “desenvolvedor full stack e desenvolvedor mobile”.
O prazo para inscrições termina no dia 30 de abril ou quando encerrarem as vagas.
Mais informações e acesso à inscrição estão disponíveis no site do Qualifica SP