Ministério do Trabalho fará visita a Secretaria de Trabalho e Renda

arnaldo salvetti trabalho renda dia trabalhador economia solidaria

Por ter superado as metas dos convênios plurianuais, Campinas foi escolhida para ser a primeira cidade a ser visitada pelos técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego. O conjunto de metas plurianuais contratado pelo SINE era de fazer 99.646 atendimentos e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, através do CPAT, conseguiu efetuar 188.212, ou seja, 88,88% a mais.

O conjunto de metas é formado por Inscrição de Trabalhadores, Vagas Captadas, Encaminhamentos, Colocações, Requerentes do Seguro Desemprego. O período da contratação das metas foi de dezembro de 2012 a dezembro de 2014.

A cidade de Campinas ocupa a quinta posição entre os municípios da região Sudeste do país em cadastramento de candidatos às vagas ofertadas. Somente de dezembro de 2014 a abril deste ano foram  atendidas 6.839 pessoas que especificamente buscavam recolocação no mercado de trabalho.

Durante a visita, que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de maio, os técnicos conhecerão o sistema de senhas para controle de atendimento desenvolvido pela IMA – Informática de Municípios Associados S.A. O sistema criado pela empresa campineira permite o monitoramento à distância e em tempo real sobre a situação das filas, quantidade de atendimentos por atendente, tempo médio por serviço solicitado e uma série de relatórios gerenciais.

“Teremos uma troca de experiências onde os técnicos observarão o que temos de bom e que pode ser aproveitado em outros municípios, assim como poderão nos indicar ferramentas e procedimentos utilizados com sucesso em outras localidades”, explica Arnaldo Salvetti Palácio Jr., secretário municipal de Trabalho e Renda.

Os dados de Campinas foram apresentados na semana passada, em Brasília, durante o 1º Encontro de Agentes de Intermediação de Mão de Obra, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, de Campinas, esteve representada no evento que contou com a participação de todas as cidades que integram o Sistema Nacional de Empregos (SINE).