Atendimento deve ser agendado pelo 156 ou Portal do Cidadão

Como medida para evitar a propagação do novo coronavírus em Campinas, o atendimento ao público no CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), serviço mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, está sendo feito somente mediante agendamento por meio do Serviço 156 e Portal do Cidadão. A medida vigora desde o dia 18 de março e será mantida por tempo indeterminado. O objetivo é evitar a aglomeração e contato entre as pessoas, reduzindo o risco de transmissão da doença.

A decisão de restringir o acesso ao público no CPAT, necessário diante dos riscos de contaminação tanto dos usuários como de funcionários, inevitavelmente causa algum desconforto e dificuldades para aqueles que buscam os serviços de intermediação de mão de obra ou seguro-desemprego. Diante disto, o diretor de Trabalho e Renda, Roger Prado, recomenda o uso de aplicativos para celulares, como o SINE Fácil e o Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para download no Google Play e Apple Store. 

“Recomendamos fortemente que as pessoas usem os aplicativos, por onde é possível visualizar em tempo real as vagas disponíveis com todas as informações que os candidatos precisam, em vez de vir pessoalmente ao CPAT neste momento de pandemia. É mais fácil, mais rápido, mais confortável e mais seguro, principalmente neste momento de pandemia do novo coronavírus”, alerta o diretor de Trabalho e Renda, Roger Prado.
Os serviços de orientação de currículos, entrevista de emprego, marketing pessoal e dinâmicas de grupo estão suspensos por tempo indeterminado. Também foi suspensa a oferta de salas para que empresas façam seleção de mão de obra nas dependências do CPAT, por não apresentarem condições de ventilação adequadas.

Horários especiais

Extraordinariamente, o serviço de intermediação de mão de obra está sendo feito somente na unidade centro do CPAT e ainda por agendamento prévio pelo serviço 156. As unidades dos Agilizas Ouro Verde e Campo Grande estão sendo utilizadas exclusivamente para o atendimento do Seguro-Desemprego, também por agendamento prévio pelo Portal do Cidadão no endereço eletrônico https://cidadao.campinas.sp.gov.br. O posto do Ouro Verde abre ao público das 10h às 17h. O do Campo Grande, das 8h às 16h.

A unidade do centro fica na Avenida Campos Sales, 427. A do Agiliza Ouro Verde, no shopping Spazio, avenida Ruy Rodrigues, 3.900, e a do Agiliza Campo Grande na rua Manoel Machado Pereira, 902, em frente à Praça da Concórdia.
Os aplicativos podem ser baixados nos seguintes endereços eletrônicos:

CPAT Vagas (Aplicativo para consulta de vagas online no CPAT)
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.ima.cpatvagas 

Emissão de Carteira de Trabalho Digital
Solicitação de Seguro-Desemprego
Intermediação de mão de obra
www.gov.br/trabalho