Orientação para o Trabalho

 

 

Atualmente, com a globalização e as novas tecnologias, para conseguir ou se manter em um emprego, o trabalhador precisa desenvolver uma série de habilidades, competências e atitudes. Verifica-se então, uma grande dificuldade por parte da população em conseguir atender as exigências do mercado, e consequentemente, em se (re) inserir no mundo do trabalho.

Nesse sentido, o Serviço de Orientação para o Trabalho do CPAT Campinas está sendo desenvolvido desde o início de 2013, com o objetivo principal de ampliar as possibilidades dos trabalhadores de se (re) inserirem no mundo do trabalho, seja através do mercado formal ou informal.

O serviço tem como proposta a realização de grupos de segundas e quartas-feiras às 09h30min, com o público à espera por atendimento no CPAT-Centro ou por demanda espontânea, não existindo, portanto, necessidade de inscrição ou agendamento prévio.

Tais grupos são desenvolvidos pela equipe técnica do CPAT, composta por uma psicóloga e duas estagiárias de psicologia; que realizam trabalho voltado para os principais temas dos processos seletivos e que também geram grandes dúvidas nos trabalhadores, quais sejam:

  • Elaboração de currículo
  • Entrevista de emprego
  • Dinâmicas de grupo e testes psicológicos
  • Marketing pessoal
  • Ambiente de trabalho

 

Acrescenta-se ainda o trabalho voltado à ampliação das possibilidades de inserção profissional dos trabalhadores a fim de fornecer alternativas de geração de renda, como micro empreendedorismo, cooperativismo, entre outros.

Salienta-se que o desenvolvimento do grupo, transcende as orientações relativas a cada temática, visando promover espaço de trocas e acolhimento entre os participantes, o resgate da autoestima e a potencialização das habilidades e conhecimentos; de modo que os trabalhadores possam se reconhecer enquanto protagonistas e responsáveis por suas próprias vidas e escolhas.

No CPAT Ouro Verde, nessa mesma perspectiva, são realizados plantões de orientação para o trabalho às terças-feiras das 09h30min às 11h. Os temas são abordados de acordo com as dúvidas ou dificuldades apresentadas pelo trabalhador.

O Serviço de Orientação para o Trabalho busca ainda desenvolver um trabalho que extrapole os espaços físicos do CPAT, ao estabelecer parcerias com as demais Secretarias e entidades do município, visto que compreende que somente um trabalho articulado intersetorialmente é capaz de abarcar a complexidade das demandas existentes e, portanto, se tornar eficaz.

 

Público alvo: trabalhadores em busca de emprego, de cursos de qualificação, seguro desemprego e primeiro emprego.          

 

Os grupos e plantões ocorrem nos seguintes endereços:

CPAT Centro – Grupos de Orientação

Av. Campos Salles, 427 – Centro

           

CPAT Ouro Verde – Plantões de Orientação

Terminal Hortoshopping

Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, piso superior, Box 12