Vila Rica comemora 50 anos no sábado e recebe Prefeitura nos Bairros

arnaldo salvetti trabalho renda economia solidaria

Mais uma região do “Corredor Amoreiras” receberá a Prefeitura nos Bairros. Desta vez, a atividade será na Vila Rica, no próximo sábado, dia 11 de junho. O bairro, escolhido para comemorar os 50 anos desde sua inauguração, terá à disposição a caravana de serviços gratuitos levados pela Prefeitura de Campinas.

A EMEF Violeta Doria Lins, na Rua Profª. Maria Cecília Tozzi, 27, Vila Rica, será a anfitriã que acolherá a estrutura montada para servir à população de seu entorno. Esta será a 14ª edição de um evento que beneficiou mais de 120 mil pessoas desde que foi iniciada.

Os serviços gratuitos para a população serão prestados das 9h às 14h. Depois desse horário, os visitantes poderão aproveitar os produtos da Feira da Economia Solidária e as apresentações artísticas da região.

Emissão de RG, de Carteira de Trabalho, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e corte de cabelos, entre outros, são alguns dos serviços gratuitos que estarão à disposição dos moradores.

A Secretaria de Educação marca presença com uma equipe da Fumec que dará orientações sobre os cursos existentes para jovens e adultos (EJA). A Emdec levará teatro infantil e orientações sobre o trânsito. O grupo de voluntários Unipas oferecerá pintura infantil, teatro, música e brincadeiras para as crianças.

A Prefeitura nos Bairros é uma ação integrada da Prefeitura de Campinas e envolve todas as secretarias e empresas públicas do município, além de parceiros da iniciativa privada e instituições filantrópicas.

Treze regiões da cidade já receberam a caravana que integra a ação Prefeitura nos Bairros, atendendo a mais de 120 mil pessoas: 1)Região do Campo Grande - Praça da Concórdia; 2)Vila Esperança/São Marcos – CEU; 3)Jardim Capivari - Parque Linear Capivari; 4)Região dos DICs. - Avenida Suaçuna; 5)Região do Campo Belo - Escola do Jardim Marisa; 6)Vida Nova - Parque Dom Bosco; 7)Parque Via Norte - Centro Comunitário; 8)Parque da Floresta – 9)Escola Estadual; Jardim das Bandeiras 2 – Praça de Esportes; 10)Jardim Icaraí - Escola Estadual; 11)Parque Dom Pedro 2º - Escola Correia de Melo; 12)Parque Itajaí - Praça João Amazonas e 13)Vila União – Parque Luciano do Valle.
Economia Solidária

Uma das atrações é a Feira do Comércio Justo e Solidário mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, formada por barracas de produtos artesanais, inclusive os alimentícios. A feira foi criada como alternativa de geração de renda para famílias afetadas pela crise econômica do país.

Serviços

Nas edições do projeto “Prefeitura nos Bairros”, o cidadão vai poder acessar serviços como:

CPAT – Com oferta de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro de currículo

Poupatempo – Emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG)

Casa do Empreendedor - Orientação e informações para formalização do MEI – Microempreendedor Individual

Emdec – Teatro infantil e orientações sobre trânsito

Porta Aberta– Com emissão de demonstrativo de débitos; emissão de guias para pagamento à vista, emissão de segunda via de carnês e emissão de guias do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis)

Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social - atendimento para o cadastro único e orientações para prevenção ao uso de drogas

SANASA – Vai atender o consumidor para alteração cadastral; segunda via de contas, tarifa social e negociações

FUMEC/CEPROCAMP – divulgação e inscrição para cursos técnicos e de qualificação profissional

Saúde – Atuará com ações educativas e de prevenção da dengue

Banco do Povo Paulista – Dará informações sobe microcrédito produtivo, com orientações sobre empréstimos e outros serviços

Esportes e Lazer – levará aparelhos para entretenimento do público infantil

Procon - prestará orientações sobre direitos dos consumidores e estará formalizando reclamações e denúncias e distribuirá material educativo sobre o tema consumo consciente, produzido com a Turma da Mônica.