Trabalho temporário é tema de palestra em Campinas

Luis Yabíku, João Cordeiro e Adriano Mota, autores do livro Trabalho Temporário

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabíku, representou o prefeito Jonas Donizette na apresentação do projeto de divulgação cultural “Trabalho Temporário – Fundamentos Práticos da Lei 6.019/74”, realizada no dia 22 de março no Vitória Hotel Concept em Campinas. O evento foi organizado e oferecido pela Umana, empresa italiana que atua desde 2006 no Brasil, na área de gestão de recursos humanos para terceiros.

Durante a apresentação, os autores do livro “Trabalho Temporário”, João Cordeiro e Adriano Mota, falaram sobre a importância desta modalidade de contratação que foi introduzida no Brasil em 1974. De acordo com os palestrantes, o trabalho temporário ganhou um considerável apoio por parte das empresas, graças à capacidade de responder rapidamente e legalmente às necessidades específicas delas e devido à sua versatilidade. “Um instrumento capaz de satisfazer, ao mesmo tempo, a empresa, o trabalho e o trabalhador”, avalia Cordeiro.

Para Cordeiro, diante do quadro de crise econômica que o país enfrenta e as recentes propostas de reforma trabalhista, o trabalho temporário deve ganhar ainda mais espaço no mercado. Para ele, conhecer as regras que o definem e os detalhes dos âmbitos de sua aplicação, tornou-se essencial pelas empresas para aproveitar as vantagens que essa ferramenta proporciona.

Para Yabíku, a palestra foi bastante elucidativa, uma vez que os autores do livro transmitiram detalhes a respeito da modalidade trabalho temporário, que muitas vezes é confundida com outras formas de contratação, como a terceirização, levando empregadores e empregados a desperdiçarem uma alternativa viável de colocação no mercado de trabalho. “Foi uma oportunidade para ampliarmos nosso conhecimento sobre o mundo do trabalho”, afirmou Yabíku.