Trabalho e Renda se reúne com Secretaria Nacional de Economia Solidária

Michelle Masotti

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda participou na última sexta-feira, 1º de março, de uma reunião de trabalho organizada pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

A atividade, realizada na sede do DIEESE, teve como objetivo integrar as ações em economia solidária no Estado de São Paulo para a promoção do desenvolvimento sustentável e debater com representantes das cidades que vão executar os convênios com a SENAES o aproveitamento dos recursos previstos para a construção de centros públicos de economia solidária e incubadoras municipais e a ampliação dos empreendimentos de economia solidária na área de resíduos sólidos a partir dos catadores.

Campinas esteve representada pelo Coordenador de Economia Solidária do Município, Ercindo Mariano Junior que, acompanhado dos técnicos Mariceia Sales Correia e Alexandre Augusto Ceccon, fez uma explanação do estágio de desenvolvimento do projeto em Campinas. “Fizemos uma apresentação do andamento do projeto na cidade e pontuamos as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria para o melhor aproveitamento dos recursos previstos nos convênios”, explicou Junior.

A reunião de trabalho contou ainda com a participação de representantes das instituições parceiras do SENAES no Estado, da coordenação do Fórum Paulista de Economia Solidária e do Movimento Nacional de Catadores.

Atualmente a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas está fazendo um levantamento de áreas públicas no município que têm uma estrutura adequada para instalação do Centro Público de Economia Solidária e da incubadora municipal. Paralelamente, o governo municipal se empenha na realocação de recursos para viabilizar a execução dos convênios.