Semana do Trabalhador se encerra com mais de 2 mil atendimentos

Realizada entre os dias 2 e 5 de maio, a Semana do Trabalhador, uma ação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, atendeu um total de 2.057 pessoas na sede do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador).

Durante o período, além dos serviços habitualmente oferecidos, órgãos públicos municipais como a Sanasa, Secretaria Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Secretaria de Transportes/Emdec, Procon, FUMEC/Ceprocamp e Secretaria de Finanças montaram estruturas itinerantes de atendimento na sede do CPAT. A ação envolveu também uma série de parceiros externos, como o Senai, Sest/Senat, Senac, Sebrae, CIEE e INSS.

Do total de atendimentos, 625 foram feitos pelas instituições parceiras da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e 1.432 pelos serviços que já funcionam no CPAT, como o SINE (Sistema Nacional de Emprego) e a Casa do Empreendedor. Além de orientações sobre cursos profissionalizantes, a população teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre previdência social e direitos trabalhistas e negociar tributos e contas em atraso.

“Estamos muito satisfeitos com a receptividade das pessoas à Semana do Trabalhador. Conseguimos reunir uma série de serviços em um mesmo local, o que facilita a busca por uma recolocação no mercado de trabalho e por qualificação profissional”, destacou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabíku.

A coordenadora do SINE (Sistema Nacional de Emprego) municipal, Sílvia Garcia, valorizou a participação das instituições parceiras durante a Semana do Trabalhador. “Tivemos um incremento de aproximadamente 30% no número de atendimentos feitos no CPAT durante os dias normais”, ressaltou ela.