Região do Jardim Icaraí recebe Prefeitura nos Bairros neste sábado, 2

arnaldo salvetti trabalho renda economia solidaria

A décima edição da Prefeitura nos Bairros, que será realizada dia 2 de abril no Jardim Icaraí, terá como principal novidade a participação do Poupatempo com a emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG).

A ação será realizada na Escola Estadual do Jardim Icaraí, na Rua Amália Forti, 62, das 9h às 17h, lembrando que os serviços públicos serão prestados somente até as 14h.

Depois desse horário, e até o encerramento, os moradores contarão com a Feira de Economia Solidária e shows com artistas da região.

“Desde a primeira edição estamos pleiteando a participação do Poupatempo e, com a intermediação do prefeito Jonas Donizette, conseguimos levar a emissão da primeira via do RG para os bairros”, explica Arnaldo Salvetti Palácio Jr., secretário municipal de Trabalho e Renda e coordenador da Prefeitura nos Bairros.

Quem quiser aproveitar, poderá também fazer sua Carteira de Trabalho no mesmo dia. Uma equipe do CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador, órgão da Secretaria de Trabalho e Renda, estará no local atendendo a população.

A mesma equipe fará cadastramento para vagas de emprego aos interessados e dará orientações para quem quiser se formalizar como microempreendedor individual (MEI).

Quase 80 mil pessoas já passaram pela Prefeitura nos Bairros desde que foi implantada no ano passado. Estima-se que entre 8 mil e 10 mil pessoas deverão participar da ação neste nesse sábado.

No local, os moradores poderão fazer exames de glicemia, pressão arterial, de visão e audição. Também haverá corte de cabelo gratuito, cursos de informática, cursos profissionalizantes e sorteios de brindes e bolsas de estudos, orientação jurídica sobre processos trabalhistas, união ou separação conjugal, heranças e dívidas, entre outros.

A Secretaria Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade mais uma vez estará presente com sua equipe de orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência e os programas assistenciais existentes.

A Secretaria de Esportes levará recreação para as crianças e a de Transportes, por meio da Emdec, também abordará o público infantil com um teatro de fantoches para orientações sobre o trânsito.

O pessoal da Secretaria de Saúde estará com uma equipe de orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e também com o apoio de uma unidade de atendimento do Samu.

A Secretaria de Educação marca presença com uma equipe da Fumec que dará orientações sobre os cursos existentes para jovens e adultos (EJA).

A Prefeitura nos Bairros é uma ação integrada da Prefeitura de Campinas e envolve todas as secretarias e empresas públicas do município para prestar serviços à população.

Serviços

Nas edições do projeto “Prefeitura nos Bairros”, o cidadão vai poder acessar serviços como:

CPAT – Com oferta de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro de currículo.

Poupatempo – Emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG).

Casa do Empreendedor - Orientação e informações para formalização do MEI – Microempreendedor Individual.

Emdec – Teatro infantil e orientações sobre trânsito.

Porta Aberta– Com emissão de demonstrativo de débitos; emissão de guias para pagamento à vista, emissão de segunda via de carnês e emissão de guias do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

SANASA – Vai atender ao consumidor para alteração cadastral; segunda via de contas, tarifa social e negociações.

FUMEC/CEPROCAMP – Fará divulgação e inscrição para cursos técnicos e de qualificação profissional.

Saúde – Atuará com ações educativas e de prevenção da dengue.

SENAI – Fará a divulgação e matrículas para cursos de qualificação profissional.

Banco do Povo Paulista – Dará informações sobe microcrédito produtivo, com orientações sobre empréstimos e outros serviços.

Esportes e Lazer – Levará aparelhos para entretenimento do público infantil.

Secretaria de Inclusão Social – Prevenção ao uso de drogas.

Economia Solidária - Uma das atrações da ação é a Feira do Comércio Justo e Solidário mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Serão 20 barracas de produtos artesanais, inclusive os alimentícios. A feira foi criada como alternativa para geração de renda para famílias afetadas pela crise econômica do país.