Prefeitura nos Bairros – Especial para o Dia do Trabalhador - acontece domingo, na João Amazonas

arnaldo salvetti trabalho renda economia solidaria

A 12ª edição da Prefeitura nos Bairros acontecerá no domingo, dia 1º de Maio, e será dedicada ao trabalhador. Com a participação da Força Sindical, o evento será realizado na Praça João Amazonas, na entrada do Parque Itajaí.

Como em todas as ações realizadas na Prefeitura nos Bairros, o período da manhã, até o início da tarde, será dedicado ao atendimento da população com vários serviços gratuitos, como corte de cabelo, emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho e exames de vista, glicemia, pressão arterial e audição, entre outros.

No período da tarde acontecerão diversos shows, levados pela Força Sindical, para a diversão dos trabalhadores. Os artistas se apresentarão com farto repertório do sertanejo ao pop nacional.

A ação marca o retorno do Exército Brasileiro que levará também vários serviços e informações para a população. A Polícia do Exército apresentará cães treinados para ataques. A “cozinha de campanha” será montada no local e servirá pipoca para as crianças.

O evento terá início às 9h e acaba após o término das apresentações musicais. Às 10h será realizado um culto ecumênico no local.

“Estamos num ano de crise econômica e temos que apertar os cintos na Administração Pública. A ação no Dia do Trabalhador só será realizada graças às várias parcerias firmadas com diversos segmentos públicos e também com a iniciativa privada”, afirma o secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Arnaldo Salvetti Palácio Jr.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará presente com vários serviços. O CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador fará emissão de carteira de trabalho e cadastro para vagas de emprego.

A Casa do Empreendedor dará orientações para quem quer, ou precisa, se formalizar como microempreendedor individual para gozar de diversos benefícios e o Banco do Povo Paulista oferecerá microcréditos com taxas bem vantajosas para quem precisa de pequenos investimentos.

No local, os moradores poderão obter orientações sobre cursos de informática, cursos profissionalizantes e sorteios de brindes e bolsas de estudos, orientação jurídica sobre processos trabalhistas, união ou separação conjugal, heranças e dívidas, entre outros.

A Secretaria Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade mais uma vez estará presente com sua equipe de orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência e os programas assistenciais existentes.

A Secretaria de Esportes levará recreação para as crianças e a de Transportes, por meio da Emdec, também abordará o público infantil com um teatro de fantoches para orientações sobre o trânsito.

O pessoal da Secretaria de Saúde estará com uma equipe de orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e também com o apoio de uma unidade de atendimento do Samu.

A Secretaria de Educação marca presença com uma equipe da Fumec que dará orientações sobre os cursos existentes para jovens e adultos (EJA).

A Secretaria do Verde levará orientações sobre animais domésticos.

A Prefeitura nos Bairros é uma ação integrada da Prefeitura de Campinas e envolve todas as secretarias e empresas públicas do município para prestar serviços à população.

Serviços

Nas edições do projeto “Prefeitura nos Bairros”, o cidadão vai poder acessar serviços como:

Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social: Atendimento para o Cadastro Único.

CPAT – Com oferta de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro de currículo.

Poupatempo – Emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG).

Casa do Empreendedor - Orientação e informações para formalização do MEI – Microempreendedor Individual.

Emdec – Teatro infantil e orientações sobre trânsito.

Porta Aberta– Com emissão de demonstrativo de débitos; emissão de guias para pagamento à vista, emissão de segunda via de carnês e emissão de guias do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

SANASA – Vai atender ao consumidor para alteração cadastral; segunda via de contas, tarifa social e negociações.

FUMEC/CEPROCAMP – Fará divulgação e inscrição para cursos técnicos e de qualificação profissional.

Saúde – Atuará com ações educativas e de prevenção da dengue.

Banco do Povo Paulista – Dará informações sobe microcrédito produtivo, com orientações sobre empréstimos e outros serviços.

Esportes e Lazer – Levará aparelhos para entretenimento do público infantil.

Secretaria de Inclusão Social – Prevenção ao uso de drogas.

PROCON - prestará orientações sobre direitos dos consumidores, estará formalizando reclamações e denúncias e distribuirá material educativo sobre o tema consumo consciente, produzido com Turma da Mônica.

Economia Solidária

Uma das atrações da ação é a Feira do Comércio Justo e Solidário mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Serão 20 barracas de produtos artesanais, inclusive os alimentícios. A feira foi criada como alternativa para geração de renda para famílias afetadas pela crise econômica do país.