Parceria entre Trabalho e Renda e SindiVarejista estréia com 31 empreendedores

A oficina inaugural de capacitação para empreendedores, realizada pela Casa do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae, SindiVarejista de Campinas, Fumec/Ceprocamp e LCA Consultoria e Treinamentos reuniu na manhã desta terça-feira (dia 4) 31 novos microempreendedores individuais (MEIs), que participaram de um treinamento sobre fluxo de caixa, no auditório do sindicato patronal do comércio varejista, no centro de Campinas.

As oficinas são gratuitas e a próxima será dia 11 de abril, às 14h, na sede do SindiVarejista, com a mesma temática: fluxo de caixa. O assunto será novamente abordado dia 18 de abril, às 9h. O objetivo é oferecer aos empreendedores as ferramentas e técnicas necessárias para a gestão e controle das movimentações financeiras e auxiliar nas decisões estratégicas da empresa. Ao todo, 81 pessoas se inscreveram para participar do treinamento sobre fluxo de caixa do Sebrae. De janeiro até hoje, 273 empreendedores já foram capacitados nas oficinas.

Os novos empreendedores foram recebidos na manhã desta terça-feira (dia 4) em um café da manhã promovido pelo sindicato e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Participaram da solenidade o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabíku, que representou o prefeito Jonas Donizette, a diretora do SindiVarejista, Nadir Alvarenga Melo, que representou a presidente da entidade, Sanae Murayama Saito, a coordenadora da Casa do Empreendedor, Lilia Faria Iglesias Coutinho, e o gerente do Sebrae, Silvio Glauco Rezende Rosa.

Durante a cerimonia de abertura da oficina, o secretário Luis Yabíku enalteceu a disposição do sindicato em ceder um espaço adequado para a realização das oficinas. “A presidente do SindiVarejista, Sanae Saito, compreendeu o nosso propósito e necessidades e rapidamente colocou à disposição de nossa equipe, dos consultores do Sebrae e dos empreendedores toda a infraestrutura necessária para que essas oficinas pudessem ser realizadas num local confortável e equipado”, disse Yabíku.

A representante do SindiVarejista, Nadir Alvarenga Melo, espera que esta parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, e o sindicato seja o primeiro passo de uma série de outras iniciativas como essa. “Estamos de portas abertas para iniciativas que venham agregar mais conhecimento para o nosso setor”, afirmou Nadir.

O gerente do Sebrae, Silvio Rosa, elogiou a parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o SindiVarejista e fez um apelo aos empreendedores para que aproveitem bastante o conteúdo das oficinas do Sebrae. “Quem ganha com essa parceria são os empreendedores, porque ela proporciona um local adequado e com toda a infraestrutura necessária para o bom aproveitamento dos cursos”, disse Silvio.

A coordenadora da Casa do Empreendedor, Lilia Coutinho, chamou atenção para a importância do tema da oficina realizada nesta terça-feira. “O tema fluxo de caixa é primordial para que os empreendedores saibam em que direção vão conduzir seus negócios. É uma ferramenta essencial para a construção de nossos sonhos e alcance de nossos objetivos. Os empreendedores individuais devem acreditar no seu potencial, pois são eles que vão gerar emprego e renda para outras pessoas”, afirmou Lilia.

Temáticas

As oficinas do SEI Sebrae são compostas dos seguintes temas: SEI Empreender, SEI Planejar meu Negócio, SEI Formar Preço, Fluxo de Caixa, Ganhe Mercado, vantagens de se formalizar como microempreendedor individual e direitos e deveres do MEI, este último em parceria com o INSS.

Além das oficinas temáticas, o público vai poder também participar dos treinamentos de Gestão de Pessoas, Marketing Pessoal e Comunicação no Trabalho, oferecidos pela LCA – Treinamento e Consultoria, que também serão ministrados no auditório e salas do SindiVarejista.

Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelos telefones: (19) 2117-5154 / (19) 2117-5165, ou preencher um formulário disponível no site do CPAT, no endereço http://goo.gl/forms/pHfWSSDHWm, ou ainda pessoalmente na unidade Centro do CPAT, na avenida Campos Salles, 427, Centro, Campinas – SP. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira anterior à data de realização das oficinas.

Confira abaixo o calendário dos cursos e o conteúdo de cada módulo

 

CALENDÁRIO DE OFICINAS DE CAPACITAÇÕES DO SEBRAE, INSS E LCA TREINAMENTO - 2017

ABRIL

DIA

CURSO

CONTEÚDO

 

 

11

Oficina Fluxo de Caixa – 14h às 17h

Conhecer e utilizar informações sobre entrada e saída de recursos financeiros como ferramenta para controlar e planejar o negócio.

18

Oficina Fluxo de Caixa – 9h às 12h

18

Palestra: Gestão de Pessoas (LCA) – 14h às 17h

25

Palestra: Vantagens de se formalizar como microempreendedor individual e direitos e deveres previdenciários (Sebrae) – 14h às 16h

MAIO

10

Balcão de microcrédito – 9h às 12h

16

Oficina Ganhe Mercado – 14h às 17h

Conhecer o perfil dos clientes, fornecedores e concorrentes para planejar ações de marketing adequadas a produtos e serviços.

23

Oficina Ganhe Mercado – 9h às 12h

23

Palestra Marketing pessoal e comunicação no trabalho (LCA) – 14h às 17h

30

Palestra Vantagens de se formalizar como microempreendedor individual e direitos e deveres previdenciários (Sebrae) – 14h às 16h

JUNHO

06

Oficina SEI Formar Preço – 9h às 12h

Aprender a calcular o preço do produto ou serviço, considerando os custos de produção mais o lucro desejado. Além de saber se o mercado aceitará o preço definido.

13

Oficina SEI Comprar – 14h às 17h

Ferramentas, conceitos e práticas para planejar bem as compras de sua empresa. Uma atitude que pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio.

27

Palestra Vantagens de se formalizar como microempreendedor individual e direitos e deveres previdenciários (Sebrae) – 14h às 16h

Local das oficinas e palestras: SindiVarejista, Avenida General Osório, 883, 5º andar, Centro – Campinas (SP)

 

Informações e inscrições

Telefone: (19) 2117-5154 / (19) 2117-5165

Formulário no site do CPAT: http://goo.gl/forms/pHfWSSDHWm

Endereço: Av. Campos Salles, 427, Centro, Campinas - SP