Nova parceria auxiliará empresas na inclusão de pessoas com deficiências

arnaldo salvetti economia solidaria trabalho renda microempreendedor

O que era para ser uma reunião de aproximação entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e a Casa da Criança Paralítica está prestes a se tornar uma grande parceria para atuar em prol das pessoas com deficiência (PCDs). A instituição, que cuida de pessoas com deficiências há mais de 60 anos em Campinas, está disposta a colocar toda sua expertise adquirida ao longo dos anos à disposição das empresas para que elas possam contratar e receber adequadamente as PCDs.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Arnaldo Salvetti Palácio Jr., se prontificou a atender a instituição e ajudar na elaboração de um fórum, com a participação da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) e representantes de empresas, que terá como principal objetivo juntar num documento os apontamentos sobre as necessidades do mercado de trabalho em relação às pessoas com deficiências.

“Nós temos na cidade uma instituição com ampla experiência no assunto e que é subutilizada, talvez até por desconhecimento. Por outro lado, nós temos o contato com milhares de empresas que podem estar querendo contratar pessoas com deficiências, mas não sabem como se portar diante dessa realidade”, disse Salvetti.

De acordo com Juliana Montouro Alves Gebrin, do Departamento de Captação de Recursos da Casa da Criança Paralítica de Campinas, “É pretensão da Casa da Criança Paralítica atuar em duas vertentes. A primeira, através da capacitação de PCDs (pessoas com deficiência) que venha ao encontro das necessidades das empresas; a segunda, prestando assessoria junto às empresas no sentido de instrumentalizá-las no recebimento das PCDs. Queremos firmar essa parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda para obter subsídios que possam embasar esse novo projeto da Casa da Criança Paralítica, que é o de contribuir de forma efetiva para a inclusão social”, finalizou.