Moradores do Vida Nova receberão ‘Prefeitura nos Bairros’ no sábado

arnaldo salvetti trabalho renda economia solidaria

O Parque Ecológico Dom Bosco vai receber a Prefeitura nos Bairros, dia 20, a partir das 9h, com muitos serviços gratuitos para a população.

O projeto Prefeitura nos Bairros chega à sua sexta edição e nessa semana vai beneficiar os moradores da região do bairro Vida Nova. Serviços como medição de glicemia, aferição da pressão arterial, corte de cabelo e emissão de carteira de trabalho, entre outros, serão oferecidos gratuitamente para a população.

A ação vai acontecer no Parque Ecológico Dom Bosco, à Avenida Comendador Emílio Pieri, 221, bairro Vida Nova.

A prestação de serviços terá início às 9h e vai até as 14h. Após esse horário, os moradores poderão desfrutar dos produtos da Feira da Economia Solidária que será montada no local e da música ao vivo com artistas da própria região até as 19h.

A população poderá desfrutar de todos os serviços levados ao bairro. Para facilitar a vida de quem não tem tempo durante a semana para resolver eventuais pendências com órgãos públicos, a Prefeitura vai levar serviços como o Porta Aberta que pode emitir na hora segunda via de carnês do IPTU e renegociar dívidas dos contribuintes.

Uma unidade móvel do Procon também estará no local orientando os consumidores sobre seus direitos e deveres. A Sanasa também enviará uma unidade móvel onde o cidadão poderá renegociar dívidas, pedir emissão de segunda via da conta ou até mesmo solicitar uma ligação nova.

Excepcionalmente, em função da Prefeitura nos Bairros, o CIC – Centro de Integração da Cidadania vai funcionar normalmente no sábado, com serviços como emissão de Carteira de Identidade, entre outros.

Como praxe, o serviço que deverá demandar mais atendimento é o da Secretaria de Trabalho e Renda com o CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador. Lá, as pessoas poderão tirar carteira de trabalho, cadastrar currículo para vagas de emprego, obter informações sobre o microempreendedorismo e suas vantagens e também sobre os programas de Economia Solidária, como as feiras, cooperativas de reciclados e hortas comunitárias.

A Secretaria de Esportes também é bem demandada por uma parcela de público muito especial: as crianças. Com uma equipe de recreação formada por profissionais de Educação Física, a secretaria oferece diversão para as crianças como cama elástica e escorregador.

O combate ao mosquito Aedes Aegypti também tem relevância no evento e Secretaria da Saúde comparecerá com uma grande equipe alertando a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito e os cuidados básicos para combatê-lo.

Parcerias foram firmadas com a iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos para ampliar os serviços ofertados para a população. Quem comparecer ao evento poderá fazer o controle de glicemia, pressão arterial, e exames de vista e de audição.

Uma equipe da escola de cabeleireiros Embeleze também estará com um instituto de beleza montado para corte de cabelo e penteados, tudo oferecido gratuitamente. O Instituto Amor e Paz promoverá oficinas de crochê e bordado.

O Senai também estará presente informando sobre cursos e palestras, assim como o pessoal da Fumec, que falará sobre os cursos de qualificação.

Serviços
Nas edições do projeto “Prefeitura nos Bairros”, o cidadão vai poder acessar serviços como:
CPAT – Com oferta de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, cadastro de currículo, orientação e informações da casa do empreendedor.
Porta Aberta– Com emissão de demonstrativo de débitos; emissão de guias para pagamento à vista, emissão de segunda via de carnês e emissão de guias do IBTI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).
SANASA – Vai atender ao consumidor para para alteração cadastral; segunda via de contas, tarifa social e negociações.
FUMEC/CEPROCAMP – Fará divulgação e inscrição para cursos técnicos e de qualificação profissional.
Saúde – Atuará com ações educativas e de prevenção da dengue.
SENAI – Fará a divulgação e matrículas para cursos de qualificação profissional.
Banco do Povo Paulista – Dará informações sobe microcrédito produtivo, com orientações sobre empréstimos e outros serviços.