CPAT/Campinas realiza Semana do Trabalhador com programação diversificada

Entre os dias 2 e 4 de maio, a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, oferece uma programação especial em comemoração à Semana do Trabalhador. As atividades, que envolvem órgãos da administração municipal e parceiros externos, acontecerão das 9h às 16h na sede do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), que fica na avenida Dr. Campos Salles, 427, Centro. Os serviços já existentes no CPAT manterão seu atendimento no horário habitual, das 7h30 às 17h30.

Órgãos públicos municipais como a Sanasa, Secretaria Municipal de Assistência Social, Direito da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Procon, FUMEC/Ceprocamp e Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) participarão do evento. A relação de parceiros externos envolvidos com a programação da Semana do Trabalhador inclui o Sest/Senat, o Senac, o Sebrae e o INSS. Entre os parceiros, o Cerest manterá o atendimento nas dependências do CPAT apenas no dia 3 de maio (quinta-feira) e o Sest/Senat nos dias 2 (quarta-feira) e  4 de maio (sexta-feira). 

Além disso, poderão ser utilizados os serviços oferecidos durante todo o ano pelo CPAT, como a Economia Solidária, que mantém programas de cooperativas de resíduos sólidos, feiras de comércio justo e solidário e as hortas comunitárias; a Casa do Empreendedor, que promove a formalização de microempreendedores e mantém cursos de qualificação; o SINE, responsável pelo cadastramento e encaminhamento de trabalhadores ao mercado, e o Banco do Povo, que oferece opções de microcrédito.

Para o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, a melhor forma de homenagear os trabalhadores é investir na recolocação no mercado daqueles que estão desempregados e oferecer qualificação profissional de qualidade. “Nesses três dias, o usuário do CPAT poderá ter acesso a inúmeros serviços de seu interesse em um mesmo lugar”, destacou Yabiku.

As pessoas que forem ao CPAT durante esses dias receberão orientação sobre direitos do consumidor e saúde ocupacional. Também serão informadas sobre programas mantidos pela Prefeitura, como o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e o cartão “Bem Acessível”, além de projetos de educação de jovens e adultos e cursos técnicos e profissionalizantes mantidos pelo Ceprocamp.

De acordo com a coordenadora do SINE (Sistema Nacional de Emprego) municipal, Sílvia Garcia, ao lado das informações sobre cursos profissionalizantes voltados a jovens e adultos, as pessoas que forem ao CPAT na Semana do Trabalhador poderão ainda esclarecer suas dúvidas sobre a Previdência Social. “Definimos uma programação o mais ampla possível, que busca facilitar a vida do trabalhador”, disse Sílvia.