CPAT Vagas é o 3º aplicativo da Prefeitura mais baixado no Google Play

Lançado em fevereiro deste ano, o CPAT Vagas, uma ferramenta online, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com a IMA (Informática dos Municípios Associados) para facilitar a vida de quem busca emprego, já é o terceiro mais baixado no Google Play, entre os aplicativos da Prefeitura de Campinas. Desde o seu lançamento na plataforma do Google em 30 de janeiro, a ferramenta já soma 6.773 downloads.

Dos três aplicativos mais baixados desenvolvidos pela IMA, o CPAT Vagas é o mais recente, com apenas dois meses de disponibilidade. O Guarda Amigo, criado para emitir um sinal de emergência para pessoas cadastradas em uma agenda de contatos, aparece em primeiro lugar no ranking dos mais baixados, com 9.245 downloads, porém já está disponível desde 26 de junho de 2014. O segundo mais baixado (6.890 downloads) é o Alerta Dengue, que sinaliza áreas de risco de contaminação pelo mosquito transmissor da doença. Está disponível na plataforma do Google desde 10 de março de 2016.

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabíku, a rápida aceitação do aplicativo por parte do público é uma demonstração de que a ferramenta atinge seu objetivo que é o de proporcionar ao usuário um instrumento útil na busca de vagas de emprego. “Antes, o usuário tinha que vir quase que diariamente até uma unidade de atendimento do CPAT em busca de uma oportunidade de emprego. Agora, com o aplicativo, a pessoa poupa tempo e dinheiro com deslocamentos, sabendo antecipadamente se a vaga que ele procura está disponível no momento”, afirma.

De acordo com a coordenadora do CPAT, Silvia Garcia, o crescimento do número de downloads se explica pelo momento de retração no mercado de trabalho, em que a busca por uma vaga de emprego se torna mais intensa e acirrada. “Um aplicativo como esse, que possibilita ao usuário consultar em tempo real, de qualquer lugar, as vagas de emprego disponíveis no CPAT, acaba se tornando útil, facilitando a vida de quem já enfrenta problemas com o desemprego”.

Atualização

A última atualização liberada em 8 de março, trouxe melhorias para o aplicativo CPAT Vagas, incluindo informações que não existiam em sua versão original. Agora, além de informar o tipo de vaga, a escolaridade e o salário oferecido, o aplicativo informa também o tempo de experiência exigido e se a vaga é destinada exclusivamente a deficientes físicos ou não. O layout da página foi reformulado, possibilitando uma melhor visualização das informações.

O aplicativo CPAT Vagas possibilita a qualquer pessoa com um smartphone ou tablet IOS ou Android a pesquisar, em tempo real, as vagas de emprego disponíveis. A ferramenta conta com uma navegação bastante amigável que dispensa orientação para operá-la. A tela inicial apresenta a logomarca do CPAT Campinas, as principais notícias do órgão e um menu com apenas quatro opções de navegação, que são: Home, Vagas, Info e Sobre.

A tecla Home leva o usuário à página inicial. Na tecla Vagas ele terá acesso ao banco de vagas do CPAT, que conta com sistema de busca. É possível pesquisar apenas a vaga desejada ou consultar todas as existentes. O botão Info mostra ao usuário os endereços do CPAT para atendimento presencial e os documentos necessários para se candidatar à vaga procurada. Também possibilita acesso ao site Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, e ao Portal do Cidadão de Campinas. Por fim, o botão Sobre leva o usuário a uma tela com históricos e um resumo das atribuições do CPAT e da IMA.

Instalação

Para fazer a instalação do aplicativo o usuário deve acessar o “Play Store” ou “Apple Store” de seu aparelho, digitar o nome CPAT Vagas no campo de busca, clicar no ícone correspondente e acionar o botão “INSTALAR”. Após este procedimento, a ferramenta será baixada e instalada automaticamente no aparelho do usuário. Ao final deste processo, um ícone com a logomarca do CPAT vai aparecer na tela de navegação do celular. Para quem já instalou o aplicativo, a atualização é automática.

Sobre o CPAT

Inaugurado em 16 de junho de 2008, o CPAT tem como objetivo intermediar ações de procura e oferta de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional, além de levantar informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador. Essas ações são desenvolvidas através do Convênio Plurianual firmado com o Ministério do Trabalho. Em 2016, foram realizados pelo CPAT 154 mil atendimentos aos trabalhadores em busca de novas oportunidades de trabalho na cidade. O número total de vagas ofertadas pelo CPAT/SINE no mesmo período foi de 5.746.

O CPAT Centro fica na Avenida Campos Salles, 427, e o atendimento é feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A unidade do Ouro Verde fica na Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, Jardim Cristina, e atende das 8h às 16h. A unidade do Campo Grande está situada na Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença, e atende das 8h às 16h.

Sobre a IMA

Fundada em 1976, a Informática de Municípios Associados (IMA) é uma empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas. A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem a Prefeitura de Campinas. Além disso, possui um moderno datacenter e estrutura de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com altos índices de segurança e disponibilidade. Os principais clientes da IMA são prefeituras, entretanto várias de suas soluções atendem aos demais níveis da administração pública direta e indireta.

Tags: