CPAT participa da Semana do Microempreendedor Individual

CPAT participa da Semana do Microeempreendedor

O CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), órgão ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, participará, de 13 a 18 de abril, da 7ª Semana do Microempreendedor Individual. O evento, promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria e o Sebrae-SP, será realizado na Praça José Bonifácio (Largo da Catedral), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17; e no sábado das 9h às 12.

O CPAT levará sua equipe para dar atendimento a quem tiver interesse em montar um pequeno negócio ou quiser regularizar sua situação. “Nosso pessoal está muito bem qualificado para orientar os empreendedores em relação à legislação vigente, bem como informar sobre os processos de obtenção de licença, alvará, acesso ao crédito e programas de apoio oferecidos pela Administração”, explica Arnaldo Salvetti, secretário Municipal de Trabalho e Renda.

O Micro Empreendedor Individual (MEI) é a pessoa física que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI é preciso faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ser sócio ou titular de outra empresa. Enquadram-se atividades como as de artesãos, costureiras, cabeleireiros, manicures, comerciantes, fotógrafos, mecânicos, eletricistas, pedreiros, entre outros.

As principais vantagens de se tornar um MEI são a cobertura previdenciária (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxílio reclusão) com contribuição mensal reduzida – 5% do salário mínimo; obtenção de CNPJ e possibilidade de emissão de Nota Fiscal; contratação de um funcionário com menor custo; isenção de taxas para registro da empresa e redução de cargas tributárias; ausência de burocracia e controles muito simplificados; acesso a serviços bancários, inclusive créditos e microcréditos populares; compras e vendas em conjunto; emissão de alvará pela internet, possibilidade de crescimento; segurança jurídica e apoio técnico no CPAT.

Veja a programação da 7ª Semana do Microempreendedor:

13/4 – Segunda-feira
10h às 12h – Palestra Corpo de Bombeiros: "Segurança e Risco"
14h às 16h - Palestra TUDO QUE O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL PRECISA SABER PARA ESTAR LEGAL

14/4 – Terça-feira
10h às 12h – Palestra Sesi: "Segurança Alimentar"
14h às 16h – Palestra Corpo de Bombeiros: "Segurança e Risco"
9h às 12h - Oficina SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO*
14h às 17h - Oficina SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO*
*Estas oficinas serão realizadas na Casa do Empreendedor (Rua Dr. Campos Sales, 427, Centro, Campinas-SP)

15/4 – Quarta-feira
10h às 13h – Oficina SEI COMPRAR