CPAT Campinas realiza Semana do Trabalhador

Entre os dias 2 e 5 de maio, a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, oferece uma programação especial em comemoração à Semana do Trabalhador. As atividades, que envolvem órgãos da administração municipal e parceiros externos, acontecerão sempre na sede do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), que fica na avenida Dr. Campos Salles, 427, Centro, das 9h às 16h.

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, a melhor forma de homenagear os trabalhadores é investir na recolocação no mercado daqueles que estão desempregados e oferecer qualificação profissional de qualidade. “Nesses quatro dias, o usuário do CPAT poderá ter acesso a inúmeros serviços de seu interesse em um mesmo lugar”, destacou Yabiku.

Órgãos públicos municipais como a Sanasa, Secretaria Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Secretaria de Transportes/Emdec, Procon, FUMEC/Ceprocamp e Secretaria de Finanças participarão do evento.

Além de permitir a consulta e negociação de contas de água pela Sanasa e de débitos tributários, com técnicos do Porta Aberta, as pessoas que forem durante esses dias ao CPAT receberão orientação sobre direitos trabalhistas e do consumidor e sobre programas mantidos pela prefeitura, como o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, o cartão “Bem Acessível”, e projetos de educação de jovens e adultos e de cursos técnicos e profissionalizantes mantidos pelo Ceprocamp.

A relação de parceiros envolvidos com a programação da Semana do Trabalhador inclui as duas unidades do Senai (Roberto Mange e Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini), o Sest/Senat, o Senac, o Sebrae, o CIEE e o INSS.

De acordo com a coordenadora do SINE (Sistema Nacional de Emprego) municipal, Sílvia Garcia, além de obter informações sobre cursos profissionalizantes voltados a jovens e adultos, as pessoas que forem ao CPAT na Semana do Trabalhador poderão ainda esclarecer suas dúvidas sobre a Previdência Social. “Definimos uma programação o mais ampla possível, que busca facilitar a vida do trabalhador”, disse Sílvia.

Os serviços que já são oferecidos normalmente pelo CPAT, como a Economia Solidária, que mantém programas de cooperativas de resíduos sólidos, feiras de comércio justo e solidário e as hortas comunitárias, a Casa do Empreendedor, que promove a formalização de microempreendedores e mantém cursos de qualificação, o SINE, que efetua o cadastramento e encaminhamento de trabalhadores ao mercado, e o Banco do Povo, que oferece opções de microcrédito, funcionarão durante a Semana do Trabalhador em seu horário normal, a partir das 8h.

SEMANA DO TRABALHADOR

De 2 a 5 de Maio

Economia Solidária

Orientações e informações sobre o Programa de Economia Solidária (Cooperativas de Resíduos Sólidos, Feiras de Comércio Justo e Solidário, Agricultura Urbana e Periurbana - Hortas Comunitárias

De 2 a 5 de Maio - das 8h às 17h

Casa do Empreendedor

Orientações, informações, formalizações e encaminhamentos para capacitação dos microempreendedores individuais

De 2 a 5 de Maio - das 8h às 17h

SINE

Cadastramento, consulta e encaminhamento de trabalhadores às vaga de emprego ofertadas
Atendimento às empresas para divulgação de vagas
Emissão de Carteira de Trabalho (1ª via, 2ª Via e Via de Continuação)
Habilitação ao Seguro-Desemprego
Orientação Profissional

De 2 a 5 de Maio - das 8h às 18h

Banco do Povo Paulista

Informações e simulações sobre concessão de microcrédito produtivo.

Sanasa

Atendimento aos consumidores - serviços Sanasa

Secretaria Municipal do Direito Da Pessoa com Deficiência e Cidadania

Divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Referência da pessoa com Deficiência;
Informações sobre o cartão “Bem Acessível”
Divulgação das oficinas de profissionalização;
Informações e divulgação dos serviços ofertados pelas Coordenadorias ligadas ao Departamento de Cidadania

Emdec / Setransp

Projeto Leitura - A melhor viagem

5 de Maio - das 9h às 16h

SENAI Roberto Mange e SENAI Prof. Euryclides de Jesus Zerbini

Divulgação e pré-inscrições aos cursos gratuitos

Sest / Senat

Divulgação e pré-inscrições aos cursos gratuitos

3 e 4 de Maio - das 9h às 16h

Senac

Divulgação da programação, informações sobre matrículas e bolsas

De 2 a 4 de Maio - das 9h às 13h

Sebrae

Orientações sobre empreendedorismo e gestão empresarial;
Divulgação das oficinas de capacitação: SEI Empreender, SEI Planejar Meu Negócio, SEI formar Preço, Fluxo de Caixa e Ganhe Mercado

CIEE

Cadastramento e encaminhamento de estudantes para os programas de estágio (lei federal 11.788/08) e aprendizagem (lei federal 10.097/00);
Divulgação de cursos gratuitos.

INSS

Informações sobre Educação Previdenciária e Reabilitação Profissional;
Divulgação do canal online de atendimento do INSS;
Orientações sobre benefícios em geral.

3 de Maio - das 9h às 12h

Procon

Orientações e serviços relacionados à defesa do consumidor

Fumec / Ceprocamp

Divulgação e inscrição para Educação de Jovens e Adultos – EJA (1ª a 4ª série) e para o “Consolidando a Escolaridade”;
Divulgação cursos técnicos e de qualificação profissional.

Porta Aberta Tributário

Emissão de segunda via/atualização de carnês e boletos, guias à vista, demonstrativo de débito, parcelamentos de IPTU e ISSQN, atualização cadastral e informações gerais;
Divulgação dos canais de atendimento online: chat, e-mail, serviços online (Portal);
Divulgação dos demais postos/canais de atendimento: Agilizas, Unidades Móveis e SAC;
Divulgação do Ambiente Exclusivo.

Orientação Jurídica

Orientações sobre legislação trabalhista e previdenciária