CPAT Campinas cadastra soldados do Exército após baixa do serviço militar

Soldado do Exército faz cadastro no CPAT

Na manhã desta sexta-feira (6), o CPAT Campinas (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, atendeu vinte soldados do 2º Batalhão Logístico Leve do Exército (2º Blog), dispensados na primeira baixa após o cumprimento do serviço militar. O atendimento foi realizado nas instalações do quartel na Fazenda Chapadão, onde foram emitidas carteiras de trabalho e realizados os cadastramentos dos jovens no sistema de emprego do Ministério do Trabalho.

 

De acordo com a coordenadora do SINE/Campinas, Silvia Helena Duenha Garcia, o objetivo desta ação do CPAT, em parceria com o Exército, é facilitar o ingresso dos jovens no mercado formal de trabalho e proporcionar às empresas a captação de mão de obra qualificada em diversas ocupações. A prestação do serviço militar proporciona aos soldados a qualificação em áreas como auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, almoxarife, serviços de construção civil, mecânico de automóveis e caminhões, motoristas, entre outras.

 

A iniciativa faz parte do programa CPAT Itinerante que leva a estrutura de atendimento do órgão a diversos locais e eventos. A ação no 2º Blog contou com dois atendentes e um agente de apoio. Além do cadastramento para vagas de trabalho, os agentes também prestaram orientação profissional, dicas de como preparar um currículo e se preparar para a conquista de oportunidades no mercado de trabalho.

 

Sobre o CPAT Campinas

Inaugurado em 16/08/2008, o CPAT tem como objetivo a operacionalização das funções e ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda através do Convênio Plurianual Único firmado com o Ministério do Trabalho. Desenvolve ações de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional e presta informações sobre mercado de trabalho.

 

Além da Unidade Centro, que funciona na Avenida Campos Salles, 427, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, o órgão ainda conta com outras duas unidades descentralizadas. Uma na região do Jardim Ouro Verde, Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, Jd. Cristina (em frente ao Banco do Brasil), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e outra no Campo Grande, Rua Manoel Machado Pereira, 902 (em frente à Praça da Concórdia), também de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nesses dois postos, o atendimento na última sexta-feira do mês é encerrado às 11h.