CPAT cadastra soldados do Exército em mais uma baixa do serviço militar

Soldados do 2º Batalhão Logístico Leve do Exército (2º Blog), dispensados na segunda baixa após o cumprimento do serviço militar obrigatório, foram cadastrados no sistema de emprego do Ministério do Trabalho, em mais uma ação do CPAT Itinerante, desta vez realizada na manhã desta segunda-feira, 6 de março, nas instalações do quartel na Fazenda Chapadão, em Campinas. Ao todo, quase 30 soldados e cabos do Exército foram atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campinas, desde a primeira baixa, realizada no início de janeiro deste ano.

O objetivo desta ação, em parceria com o Exército, é orientar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho e proporcionar às empresas a captação de mão de obra qualificada. Após a prestação do serviço militar, os jovens dão baixa qualificados em diversas áreas, como auxiliar de cozinha, administrativo, almoxarife, construção civil, mecânico de automóveis e caminhões, motoristas, entre outras.

Além do cadastramento para procura de vagas de emprego, os militares ouviram uma breve exposição sobre os serviços oferecidos pelo CPAT. Os agentes do órgão explicaram aos soldados como funciona o programa de intermediação de mão de obra, o serviço de orientação e apoio ao micro empreendedor individual, das cooperativas e feiras de economia solidária como alternativas para geração de emprego e renda.

A iniciativa faz parte do programa CPAT Itinerante que leva a estrutura de atendimento do órgão a diversos locais e eventos. A ação no 2º Blog contou com dois atendentes e um agente de apoio. Os agentes também prestaram orientação profissional, dicas de como preparar um currículo e se preparar para a conquista de oportunidades no mercado de trabalho.

O soldado Bulgarelli se especializou na área de elétrica durante a prestação do serviço militar. Com o cadastramento no CPAT/Sine realizado nesta segunda-feira, ele espera encontrar uma oportunidade de trabalho. “Com o CPAT eu vou ter a oportunidade de me inserir no mercado de trabalho novamente”, aposta o jovem. Já o soldado Jonni, formado na área de serviços gerais, também aguarda uma chance de conquistar um emprego, através do CPAT/Sine, após dar baixa no serviço militar. “Tive a oportunidade de conhecer o CPAT e espero conseguir uma vaga de trabalho”, afirma.

Sobre o CPAT

Inaugurado em 16 de junho de 2008, o CPAT tem como objetivo intermediar ações de procura e oferta de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional, além de levantar informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador. Essas ações são desenvolvidas através do Convênio Plurianual firmado com o Ministério do Trabalho. Em 2016, foram realizados pelo CPAT 154 mil atendimentos aos trabalhadores em busca de novas oportunidades de trabalho na cidade. O número total de vagas ofertadas pelo CPAT/SINE no mesmo período foi de 5.746.

O CPAT Centro fica na Avenida Campos Salles, 427, e o atendimento é feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A unidade do Ouro Verde fica na Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, Jardim Cristina, e atende das 8h às 16h. A unidade do Campo Grande está situada na Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença, e atende das 8h às 16h.

Tags: