CPAT atenderá sábado, dia 4, na Vila União

arnaldo salvetti trabalho renda economia solidaria

A Prefeitura nos Bairros, em sua 13ª edição, será realizada no sábado, 4 de junho, no Parque Luciano do Valle – Vila União, das 9h às 14h com prestação de serviços gratuitos à população.

Após esse horário o evento prossegue com a Feira da Economia Popular e atrações com artistas da região.

O Parque Luciano do Valle está localizado na Rua Paulo Viana de Souza, 2.050, Vila União, e possibilitará que moradores de bairros próximos, como Jardim Ipaussurama, Parque Tropical, Jardim Nova Morada, Jardim Yêda, entre outros, também possam participar.

Mais de 100 mil pessoas já passaram pela Prefeitura nos Bairros desde que foi implantada no ano passado.

Instituições de ensino como UNIP e Faculdades Anhanguera estarão com suas equipes prestando serviços e orientações em vários setores. Inclusive com equipe médica veterinária.

Serviços gratuitos como emissão de RG, de Carteira de Trabalho, aferição de pressão arterial e exames de glicemia, entre outros, estarão à disposição dos moradores.

No local, os moradores também poderão fazer exames de visão e contar com corte de cabelo gratuito, inscrições para cursos de informática, cursos profissionalizantes e sorteios de brindes e bolsas de estudos, orientação jurídica sobre processos trabalhistas, união ou separação conjugal, heranças e dívidas, entre outros.

A Secretaria de Educação marca presença com uma equipe da Fumec que dará orientações sobre os cursos existentes para jovens e adultos (EJA).

A Prefeitura nos Bairros é uma ação integrada da Prefeitura de Campinas e envolve todas as secretarias e empresas públicas do município para prestar serviços à população, além de parceiros da iniciativa privada e instituições filantrópicas.

Economia Solidária

Uma das atrações da ação é a Feira do Comércio Justo e Solidário mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Serão 20 barracas de produtos artesanais, inclusive os alimentícios. A feira foi criada como alternativa para geração de renda para famílias afetadas pela crise econômica do país.

Serviços

Nas edições do projeto “Prefeitura nos Bairros”, o cidadão vai poder acessar serviços como:

CPAT – Com oferta de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro de currículo.

Poupatempo – Emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG).

Casa do Empreendedor - Orientação e informações para formalização do MEI – Microempreendedor Individual.

Emdec – Teatro infantil e orientações sobre trânsito.

Porta Aberta– Com emissão de demonstrativo de débitos; emissão de guias para pagamento à vista, emissão de segunda via de carnês e emissão de guias do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social: Atendimento para o Cadastro Único e Orientações para Prevenção ao Uso de Drogas.

SANASA – Vai atender ao consumidor para alteração cadastral; segunda via de contas, tarifa social e negociações.

FUMEC/CEPROCAMP – Fará divulgação e inscrição para cursos técnicos e de qualificação profissional.

Saúde – Atuará com ações educativas e de prevenção da dengue.

SENAI – Fará a divulgação e matrículas para cursos de qualificação profissional.

Banco do Povo Paulista – Dará informações sobe microcrédito produtivo, com orientações sobre empréstimos e outros serviços.

Esportes e Lazer – Levará aparelhos para entretenimento do público infantil.

Secretaria do Verde - orientações sobre animais domésticos.

Procon - prestará orientações sobre direitos dos consumidores, estará formalizando reclamações e denúncias e distribuirá material educativo sobre o tema consumo consciente, produzido com a Turma da Mônica.