Aplicativo CPAT Vagas atualiza informações e visual das ofertas de emprego

O aplicativo CPAT Vagas, desenvolvido pela IMA (Informática de Municípios Associados) em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, teve uma atualização liberada nesta quarta-feira (8 de março) que traz melhorias na apresentação das ofertas de emprego. Agora, o aplicativo também informa o tempo de experiência exigido e se a vaga é destinada exclusivamente a deficientes físicos ou não. Além disso, o layout da página foi reformulado, possibilitando uma melhor visualização dos dados.

O aplicativo CPAT Vagas possibilita a qualquer pessoa com um smartphone ou tablet IOS ou Android a pesquisar, em tempo real, as vagas de emprego disponíveis. A ferramenta representa um ganho de tempo e dinheiro para o trabalhador que, a qualquer momento e em qualquer lugar, pode consultar em tempo real se há vagas disponíveis e de seu interesse e perfil.

A nova ferramenta conta com uma navegação bastante amigável que dispensa orientação para operá-la. A tela inicial apresenta a logomarca do CPAT Campinas, as principais notícias do órgão e um menu com apenas quatro opções de navegação, que são: Home, Vagas, Info e Sobre.

A tecla Home levará o usuário sempre à página inicial. Na tecla Vagas ele terá acesso ao banco de vagas do CPAT, que conta com sistema de busca. É possível pesquisar apenas a vaga desejada ou consultar todas as existentes. O botão Info mostra ao usuário os endereços do CPAT para atendimento presencial e os documentos necessários para se candidatar à vaga procurada. Também possibilita acesso ao site Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, e ao Portal do Cidadão de Campinas. Por fim, o botão Sobre leva o usuário a uma tela com históricos e um resumo das atribuições do CPAT e da IMA.

Instalação

Para fazer a instalação do aplicativo o usuário deve acessar o “Play Store” ou “Apple Store” de seu aparelho, digitar o nome CPAT Vagas no campo de busca, clicar no ícone correspondente e acionar o botão “INSTALAR”. Após este procedimento, a ferramenta será baixada e instalada automaticamente no aparelho do usuário. Ao final deste processo, um ícone com a logomarca do CPAT SINE vai aparecer na tela de navegação do celular. Para quem já instalou o aplicativo, a atualização é automática.

O secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabíku, testou o aplicativo CPAT Vagas e aprovou as funcionalidades oferecidas ao usuário. “Com esta nova ferramenta, entregamos na mão do trabalhador, não só uma moderna tecnologia, mas sim um ambiente online totalmente inovador de busca de vagas de emprego. Antes, muitas pessoas vinham ao CPAT sem saber o que iriam encontrar em termos de oportunidades de trabalho. Agora, o aplicativo permite antecipar essas informações, facilitando a vida de todos”, afirma Yabíku.

Para o presidente da IMA, Fernando Garnero, o desenvolvimento deste novo aplicativo reforça a condição de vanguarda de Campinas no cenário tecnológico. “Estamos na era da conectividade e Campinas desponta como cidade digital. Nesse contexto, a IMA, como empresa de inovação, tem relevante participação em facilitar o acesso à informação para a população da cidade”, afirma Garnero.

Durante o período de homologação (testes) do novo aplicativo, a coordenadora do CPAT, Silvia Garcia, e sua equipe contribuíram com dicas e observações técnicas para aperfeiçoar a ferramenta, de modo a oferecer ao usuário a melhor experiência possível de busca de vagas de emprego online. “Com o apoio dos técnicos da IMA e dos nossos colaboradores do CPAT, conseguimos desenvolver um aplicativo que oferece ao usuário uma forma simples e objetiva de consultar vagas de emprego. Nesse contexto, a presença online do CPAT no mundo dos aplicativos é um passo importantíssimo para nós e, principalmente, para o trabalhador que batalha todos os dias por uma oportunidade de trabalho”, comenta Silvia.