Foto representando o Suporteo ao microempreendedor individualFoto representando o atendimento especializado ao trabalhadorFoto representando o serviço de apoio o trabalhador

Institucional

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR) do Município de Campinas (SP) foi criada em dezembro de 2008, com o objetivo de fomentar e desenvolver ações que contribuam para a inserção produtiva de pessoas, famílias ou comunidades de Campinas, prioritariamente aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

Campinas, cidade pólo de desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Campinas (RMCP), vem sendo uma das mais importantes cidades do país por conta da grande atração de investimentos governamentais de infraestrutura, como: habitação, malha ferroviária e aeroportuária, além dos setores de comércio e serviços em crescente expansão.

A concentração desses investimentos como um todo, possibilitando uma crescente demanda por mão de obra capaz de atender estes setores da atividade econômica e exigindo uma mudança no perfil dos empregados, com ocupações mais voltadas para os setores mais dinâmicos, principalmente o de serviços e o de comércio. A SMTR foi criada para fazer frente ao desafio de garantir à população mais vulnerável do município as oportunidades de empoderamento necessárias à sua emancipação econômica e social.

Para isto, a SMTR possui uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico que compreende a implementação de um conjunto (eixos) de estratégias de programas que buscam romper com o ciclo estrutural de pobreza, por meio da superação da informalidade e da geração de emprego e renda. São ações que procuram construir uma articulação entre as políticas sociais implementadas pelas secretarias afins (intersetorialidade) da Prefeitura Municipal de Campinas e políticas de geração de trabalho e renda, decisivas no processo de emancipação das famílias pobres e trabalhadores desempregados.
 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador - CPAT

Inaugurado em 16/08/2008, tem como objetivo a operacionalização das funções e ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda através do Convênio Plurianual Único firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolvendo ações de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional e informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador tendo em vista a sua inserção no mercado de trabalho.

Em 31/03/2010 foi inaugurado um novo posto de CPAT na região do Jd. Ouro Verde, possibilitando a disponibilização de um maior número de serviços à população desta região.

Mais recentemente, com o objetivo de descentralizar o atendimento, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda inaugurou no Campo Grande a terceira unidade do CPAT.